Brasil, segunda-feira, 23 de outubro de 2017.
 
09:19        Blindados
CINTO DE SEGURANÇA SALVA VIDAS.
DIRIGIR COM SEGURANÇA É DEVER DE TODOS , RESPEITE O LIMITE DE VELOCIDADE
SE BEBER NÃO DIRIJA
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Notícias

DIFERENTES MODELOS DE VIDROS BLINDADOS

A importância dos vidros, no veículo blindado, vai além da proteção balística. Eles são os maiores responsáveis pelo peso e pela qualidade ótica e estética da blindagem.

Na busca por diferenciais, cada vez mais, a indústria tem foco na redução do seu peso e na otimização do maior problema associado aos vidros – a delaminação.

Filmes de polivinil butiral(PVB), filmes de poliuretano(PU), chapas de policarbonato(PC), filmes PET, entre outros polímeros, são adicionados ao vidro, numa infinidade de composições, para fazer o blindado.

Cada uma dessas composições resulta em proteção balística superior, ou em maior durabilidade, quanto ao efeito da delaminação, ou em menor peso, ou em menor custo de produção, ou em melhor qualidade ótica, e assim por diante.

Com certeza, não há uma única composição que agregue todas as vantagens citadas.

De maneira geral, os vidros de melhor desempenho balístico apresentam um custo de produção mais alto e são construídos com chapa de policarbonato. Todas as demais variações se concentram na estratégia do custo ou na durabilidade quanto à delaminação.

Seja qual for a composição do vidro blindado, o seu nível de proteção balística (nível- I, II-A, II, III-A,...) é obtido através do certificado RETEX (Relatório Técnico Experimental), emitido pelo Exército.

Não há obrigatoriedade por parte das blindadoras, mas a apresentação desse documento garante que a composição oferecida pelo fabricante do vidro atende às normas quanto ao nível de proteção contratado.

Ao contratar a blindagem, é importante também certificar-se dos termos da garantia quanto a manutenção e/ou substituição dos vidros. Há muitos detalhes que não são esclarecidos ou que podem gerar confusão.

 

Eng. José Lourenço Amora

 

 

 

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